27.1.10

Please don't stop the music!

A meio de Julho, ano de 1518 na cidade de Estrasburgo em França, uma mulher saí para a rua e começa simplesmente a dançar. Não parou. Sozinha, ao sabor dos elementos continuou dia e noite, sem comer, sem beber, sem descanso, non-stop... até morrer ou de ataque cardíaco ou de exaustão.

Poderia ter sido um acto isolado de loucura e a história acabar por ai, mas não foi assim que se passou. Na verdade a festa estava apenas a começar pois apenas ao fim de uma semana, mais 100 pessoas não tinham sucumbido igualmente à irresistível tentação de darem os seus passos de dança. Mais gente começa a cair, mas ainda mais gente começa a dançar. E o mundo parece subitamente virado ao contrário.

As autoridades da cidade começam a desesperar. Que seria? Possessão demoníaca em larga escala? Alguém atira para ar que talvez a causa fosse natural e um sangramento trata-se do assunto. As autoridades preferiram pensar que não. A única forma daquelas pessoas recuperarem juízo seria se dançassem dia e noite até desistirem por si. Para encorajar então a dança, abrem mercados e palcos de madeira para criar mais espaço de dança, contratam propositadamente músicos para tocar tambores e flauta sobre 24 horas, pagam a profissionais de dança para manter aquelas pessoas sempre em movimento e de pé.

Catastrófico. Para final de Agosto, cerca de 400 pessoas tinham experimentado e sucumbido aquela estranha demência. Amainou finalmente a meados de Setembro, levando para a terra a maioria dos seus dançarinos.

Perdura a questão: o que poderia levar um grupo de pessoas, aparentemente saudáveis, a  perderem subitamente a sua racionalidade e decidirem dançar até à sua morte? Num contexto actual, continua a não existir verdadeiro consenso dos porquês. Uma teoria avança que os dançarinos teriam ingerido grão ergotizado, uma intoxicação causado por um fungo que ataca o sistema nervoso funcionando como uma versão artesanal de LSD,  levando posteriormente em alguns casos a coma/morte. Seria uma versão plausível, contudo o ergotismo tipicamente provoca o corte de sangue nos membros da extremidade, tornando os movimentos coordenados extremamente complicados, quanto muito para a dança dias a fio.

Não referindo a possessão espiritual como uma hipótese, o caso de um ataque de histeria em massa acabaria por ser talvez a explicação mais racional, já que a população pobre de Estrasburgo poderia estar sujeita a níveis muito elevados de stress, com a ocorrência frequente de fome, surtos de doenças a e alguma instabilidade religiosa. Tendo a vida desfeita, com poucos ou nenhuns motivos para continuar a lutar-la, a dança poderia servir como escape. Contudo esta teoria em si continua a falhar explicar o porquê de levar o caso até pontos tão extremos. Fica assim o mistério sobre a questão no ar...

De qualquer modo se no vosso caso ao chegar o fim de semana e, após uma semana dura e cheia de trabalho, sentirem uma vontade inexplicável de gastar todas as vossas energias a dançar, desconfiem por um momento. Não vá o diabo tecer-las e terem apanhado a febre!



6 comentários:

  1. Terá sido aqui que nasceu o Saturday Night Fever?
    Se fosse nos dias de hoje, a loucura da 1ª mulher podia ter sido provocada por algum concerto do Mikael Carreira. Aquela camisa aberta até à virilha e o abanar de perna...(CREEDO!!!!) lol
    Pelo sim pelo não, 6ª feira depois do trabalho vou-me meter em casa... "sogadito"
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O cérebro humano é uma coisa fantasticamente misteriosa. O pior é quando nos calha um dos seus malabarismos... Se fosse dançar durante umas horas, ainda vá que não vá! Agora, até morrer de exaustão? Valha-me Deus! Logo eu com os meus pés de chumbo não morria só...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olha, amanhã tenho um programa "maravilhoso" - reunião de condomínio...(mas que "tanga")!
    No sábado quero ver os futuros campeões nacionais a fazerem o Guimarães dançar até morrerem derrotados...
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Completamente Mike.

    Há uns tempos, quando passeava pela zona do Oriente, apanhei a maior e efervescente concentração de senhoras de meia idade por causa do concerto que o pai do rapaz ia dar naquele Mega Picnic do Modelo. Eram tantas tantas camionetas ao rubro... MEDO!

    Olha bom fim de semana ;) Abraços

    ResponderEliminar
  5. É mesmo Sócrates. Acho que por muito que se tente racionalizar e catalogar o comportamento humano, sempre existirá aqueles coelhos da cartola que simplesmente vão continuar a aparecer, sem motivos e explicações.
    Grande abraço :)

    ResponderEliminar
  6. Bem agora com o atraso da minha resposta, pelo menos a parte da vitória do grande Benfica foi realizada. Espero que a outra nem por isso!

    Não sei como funciona no teu condomínio, mas as reuniões que existem no meu prédio é uma treta. Só aparece normalmente 1/3 das pessoas (sempre as mesmas), e as divergências das poucas pessoas que participam são sempre as mesmas: umas querem o prédio mais bonito, com mais flores na entrada. Outras preferem antes novas caixas para o correio. Outras dizem para armazenar mais dinheiro para obras mais a fundo na estrutura... É uma roleta russa para chegar a alguma decisão efectiva.

    Enfim, que o fim de semana te traga algo melhor que isso pinguim. Abração

    ResponderEliminar