2.1.10

Countdown to...




Pois é, depois da contagem de anteontem, só faltava mais esta. Estreia dia 2 de Fevereiro a nova e última temporada desta incrível série na qual muita coisa poderia ser dita, mas que me vou restringir a muito pouco.

Verdade seja, sempre achei que a série tivesse sido em geral mal interpretada pela audiência. Perguntam certamente algumas pessoas: "Como se consegue fazer seis temporadas de uma série de sobrevivência? E qual o objectivo daqueles elementos surreais que ocasionalmente aparecem?"

É preciso olhar sobre o prisma correcto. É uma série de ficção cientifica? Sim. Tem elementos de survival? Certamente. Mas é muito mais que isso. O que é LOST então?

LOST não é mais que um conjunto de histórias paralelas que embatem no mesmo: redenção. Explora-se o âmago do ser humano naquilo que ele consegue fazer de melhor e pior, confronta-se  diferentes crenças e ideologias, caracterizam-se momentos de pura felicidade ou desgraça, todo um fervilhar de emoções que assistimos num leque vasto e multi-cultural de personagens. É uma série com um tom sombrio. Mostra-se que existe sempre consequências ás decisões tomadas.

Pessoalmente sendo esse um dos aspectos que mais a valorizo, para concluir apenas desejo que venha um final amargo, longe do "felizes para sempre". Porque a realidade é sempre mais crua que isso.

8 comentários:

  1. Curto muito LOST.
    O suspense e o não saber o que se passa no episódio seguinte, juntamente com todas as "histórias" que acabam por se juntar na história da série, tudo isto fazem desta série "one of a kind".
    Já o Fringe, outra grande série, tem também um pouco de Lost.
    Infelizmente acompanhei até meio e depois deixei de poder acompanhar com a mesma frequência. (em parte também devido à programação intermitente da nossa televisão).
    Vou ter que acompanhar o resto pela net, ou sempre posso começar a fazer um mealheiro pra comprar os dvd's. :-)
    E depois Lost tem muito mais....bons actores e interpretações, uma produção estonteante e muito bem escrito. (JJ Abrams é um génio)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço Fringe, mas encaixando-se no género era bem capaz de ser um tipo de série que tivesse interesse. Tendo uma oportunidade a ver-la, experimento!

    Acho que a televisão portuguesa é sempre um caso estranho respeitante à exibição de séries de grande calibre. Pessoalmente nunca acompanhei Lost na TV, mas quando por exemplo tentei acompanhar Rome na RTP2, foi completamente desesperante.

    Para acabar, a adicionar ao rol sobre a série que referiste Mike ainda incluiria uma banda sonora espectacular. Tem umas composições mesmo muito boas, fortes.
    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  3. The Men... Fringe em duas palavras: BRU-TAL.
    Dá nas 5ªs, às 22:40, na RTP2.
    Experimenta e não queres outra coisa.
    Ah...esqueci-me de dizer: o Fringe é da mesma autoria do Lost: J.J.Abrams.

    ResponderEliminar
  4. Uh, estás a deixar-me convencido para a experimentar! Suponho que nesta próxima 5ª (por exemplo) começo a assistir-la. Até que ponto vou ficar perdido com o enredo já desenvolvido?

    ResponderEliminar
  5. Não ficas muito "lost" porque o enredo tem algumas das características dos "Perdidos" (um trocadilho, lol).
    Por exemplo na 1ª temporada, só no último episódio se ficaram a perceber algumas coisas estranhas que se viram durante a temporada, sendo que algumas delas passaram para a 2ª temporada.
    O Fringe junta, a par do Lost, o paranormal e o esquisitóide que se via nos X-Files.
    Já sabes...5ª feira. Depois diz alguma coisa das primeiras impressões.
    (da 2ª temporada ainda só vai no 3º ou 4º episódio)

    ResponderEliminar
  6. Ehehe, certo nesse caso. Depois já sei quem importunar se a série não fizer o meu gosto!

    ResponderEliminar
  7. Viva Sócrates, muito prazer em ver-te nestas bandas.

    De facto é mesmo! Quando vi a série pela primeira vez, arranjaram-me uns dvd's da primeira season que fizeram-me bastante impacto. Desde então tornou-se completamente um ritual de ir sofrendo a esperar por cada novo episódio.

    Não sei se chegastes a acompanhar as temporadas todas, mas estou genuinamente curioso como o ciclo desta grande série vai ser encerrado. Mas seja qual o desfecho que lhe seja dado, foi bom enquanto durou.
    Abraços :)

    ResponderEliminar